Foodbloggers: A Série. #8 Cozinha Autoral.

Mais uma vez conto com a presença de uma amiga que além de cozinheira profissional atua como blogueira de gastronomia no blog Cozinha Autoral. Hoje tenho o prazer de trazer pra vocês um pouco do trabalho da querida Carolina Biffi. Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente em um evento que acontece todo ano em São Paulo (Encontro Gourmet).  Pra quem ama dicas e sugestões de boa comida  e receitas, a minha dica é acompanhar o trabalho dela. Carol, Fica aqui o meu grande agradecimento por apoiar o projeto Foodbloggers: A série!

Com vocês: Foodbloggers: A Série!

 

 

 

 

 

Carolina Biffi.

Cozinha Autoral.

 

 

Fui criada pela minha vó italiana, que cozinhava todos os dias pra mim e para um batalhão de gente. Não ligava muito pra culinária quando criança, mas uma das minhas brincadeiras prediletas era fazer comidinha com cascas de legumes nas panelinhas da minha avó. Acho que crescer vendo aquele amor todo com que minha avó cozinhava todos os dias, mesmo cansada, mas feliz, fez crescer em mim um amor especial pelo alimento. Tanto que minha primeira opção de faculdade era Publicidade e Propaganda. Mas não teve jeito: quando tive a oportunidade de cursar uma faculdade, a Gastronomia já tinha tomado conta do meu coração, não teve saída. Transformei-me em cozinheira muito antes de ter me formado sem nem perceber por culpa da minha avó, rsrsrsrs.

Imagem Ilustrativa.

A cozinha profissional só rende bons frutos a quem realmente ama a profissão. É uma carreira árdua, cansativa e que muitas vezes não traz bom rendimento financeiro. Aquele glamour todo que se fala e que muitos alunos buscam pós-faculdade é balela.  Há um longo caminho para se alcançar o sucesso e muitas vezes é essencial ter contato com as pessoas certas que te ajudam de alguma maneira. Não temos dia, hora, feriado, ano novo, natal. Trabalhamos horas contínuas em pé e o Dorflex é nosso companheiro inseparável. Mas, como disse, quando a gente ama o que faz, o trabalho sempre dá prazer. Posso estar caindo de cansada, mas continuo nas panelas com um sorriso no rosto. É um ramo onde tem que se pensar muito se é isso que se quer da vida!

Imagem Ilustrativa.

Já trabalhei com tanta gente, conheci dezenas de chefs legais, chefs chatos e chefs insuportáveis. Todas as experiências que vivi foram extremamente importantes para o meu crescimento profissional. Mas um ano marcante pra mim foi quando fiz o curso objetivo chef da Escola de Cozinha Wilma Kovesi. Ganhei uma bolsa na escola e, em troca de trabalhar como assistente dos chefs que davam aula, eu faria o curso. Foi a melhor experiência da minha vida. Chegava à escola três horas antes da aula começar, ajudava em todo pré-preparo, conversava sobre a aula com os chefs antes, fazia a aula auxiliando os chefs e ficava no final para ajudar a arrumar a escola. Com certeza, aprendi muito mais que os alunos, pois participava ativamente de tudo, antes e depois. Fora que tive o privilégio de ser assistente em aulas com Alex Atala, Roberta Sudbrack, Mara Sales, entre outros. Sem dúvida, o ano mais importante pra minha carreira.

www.wkcozinha.com.br

A ideia o blog surgiu em 2005, quando engravidei do meu segundo filho, o Pedro. Sentia-me muito sozinha em casa e sempre gostei de escrever. A ideia inicial era falar sobre meu dia a dia como mãe, agregando com minhas receitas. Mas era meio óbvio que a coisa enveredaria totalmente para a gastronomia né, rsss. O nome inicial era Cerejinha, pois gostava muito do desenho de cerejas, achava bonitinho e acabou ficando esse. Nesses  dez anos, o blog teve um tempo de pausa, ficou parado por alguns meses e, quando decidi voltar, vi que o nome não tinha nada a ver comigo.  Acabei chegando em Cozinha Autoral, pois minha culinária é bem autodidata, fuço muito texto e crio minhas próprias receitas, dificilmente faço algo de alguém. Então achei que Cozinha Autoral era o nome perfeito pra definir minha cozinha.

Imagem Ilustrativa.

Sempre temos muitos planos na manga, né? Para o blog, penso em continuar a todo vapor, tentar fazer postagens mais regulares, trazer novidades e não desanimar. No profissional, estou estudando algumas propostas, mas como não é nada certo, temos que esperar.

Meu maior sonho é poder viajar o Brasil inteiro, estado por estado, conhecendo toda culinária regional. Aprender os pratos típicos cozinhando junto com os moradores das regiões, conhecer ingredientes, histórias. Sem dúvida, esse é um dos meus maiores sonhos e que tenho a pretensão de dizer que ainda o farei!

 

 

Rapidinhas:

 

  • Comida Preferida?

Filé com fritas!

  • Tempero preferido?

Curcuma.

  • Um aroma que ama na cozinha?

Manteiga derretida .

  • Qual prato do seu blog que você tem mais orgulho de ter feito?

         Ai, esse não vou conseguir responder, pois todas as receitas do blog possuem um carinho especial, todos são sempre as mais especiais. Tenho orgulho de todas!

Carolina Biffi, Cozinheira e Editora do Blog Cozinha Autoral.

 

Redes Socias:

Instagram: @cozinhaautoral

Facebook: Coz.autoral

Blog: cozinhaautoral.blogspot.com.br

 

 

Não esqueçam também de comentar e compartilhar nas redes sociais, isso faz uma grande diferença!

Até a próxima.
 
Meu email:[email protected]

Instagram: @pdsblog

Gostou deste post?

Que tal receber conteúdo como este diretamente em seu email?

Você pode gostar também

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *