Comendo Fora #7 Lilia.

Aberto a pouquíssimo tempo no Centro do Rio de Janeiro, o restaurante Lilia conseguiu chamar minha atenção com seu jeito gracioso de servir a comida.
Localizado em um sobrado na Rua do Senado, 45. A casa tem um estilo bem clean, nada de toalhas de mesa e guardanapos de pano, eles não querem ser intimistas, sem perder é claro, seu charme, fazem a pessoa se sentir bem acolhida enquanto desfruta de uma experiência “confort food” contemporâneo.

O menu no estilo executivo, proporciona por um valor fixo – R$ 50,00 – ao cliente o direito a entrada, prato principal e sobremesa, um ótimo custo benefício. O chef Lucio Vieira (Ex Zazá Bistrô e Aprazível, restaurantes cariocas) comanda a cozinha – que fica a mostra, para os comensais que podem ver o preparo de seus pratos.

Fui conhecer o restaurante em uma quarta-feira, como minha companhia, levei um grande amigo que me auxilia no “trabalho” com o blog. Ter uma visão diferente do lugar, do serviço e da comida faz parte da minha rotina de visitas aos estabelecimentos.


Ao receber o menu, me deparei com a indecisão – sempre presente nesses momentos -, na hora de escolher o que seria o pontapé inicial. Resolvi deixar por conta do chef. Da maneira mais certa possível, a opção selecionada por ele foi o coração de galinha na brasa e salada de grão de bico.

Coração de Galinha na Brasa e Salada de Grão de Bico.

Não sei quanto a você que está lendo esse texto, mas pra mim, uma das melhores sensações da vida é lembrar bons momentos quando provamos alguma comida. E foi assim que me senti logo na primeira garfada, fui remetido a uma época em que morava com minha avó. Ela mandava muito bem no preparo de galinha e o coração fazia parte do prato. O almoço iniciou-se e assim como eu estava vivenciando uma experiência nova, meu amigo também desbravava sabores nunca apreciados. “É a primeira vez que provo ceviche”, “acidez está na medida e o peixe está super saboroso”, ele afirmou ao provar um dos clássicos pratos peruanos em uma releitura feita no Lilia. O ceviche de corvina com chips de mandioca foi a opção de entrada.

Ceviche de Corvina com Chips de Mandioca.

Meu segundo prato foi a rabada com agrião selvagem e aipim. E sem dúvidas mais uma escolha corretíssima vinda da cozinha. Mesmo trabalhando à um certo tempo em cozinha, ainda não conhecia o sabor do agrião selvagem. Com toda sua peculiaridade abraçou o prato de forma espetacular, o “adstringente” – se é que posso definir assim o seu sabor – conseguiu parar bem a gordura da carne e, somados ao aipim, perfeitamente cozido, fizeram um prato digno de palmas.

Rabada com Agrião Selvagem e Aipim.

Meu parceiro de mesa ficou o frango assado na brasa com abóbora e iogurte. “Gostei muito deste prato, e, olha que não curto muito abóbora”, disse. “Deveria ter mais desse molho de iogurte, está ótimo”, completou.

Frango Assado na Brasa com Abóbora e Iogurte.

O final do almoço se aproximava e com as sobremesas na mesa, a expectativa era grande. Fiquei com o bolo de iogurte, gelatina de limão e araçá. O dia de fato estava propício para novas descobertas. Araçá é uma das muitas frutas que eu não conhecia. A tríade de sabores fechou de forma memorável o nosso almoço, e eu me senti presenteado por tudo que provei, degustei e, em certos momentos sonhei à mesa.

Bolo de Iogurte, Gelatina de Limão e Araçá.

“O ponto alto da refeição a meu ver”, disse meu amigo ao receber o mousse de maracujá com manjericão e crumble de canela. “mousse leve, somado com esse crocante e o sabor inusitado do manjericão é genial” Finalizou.

Mousse de Maracujá com Manjericão e Crumble de Canela.

A casa está em período de expansão, outro salão vem sendo preparado e de repente será esse um dos – dos vários – motivos para um breve retorno.

Comida – Criativa.
Ambiente – Clean.
Serviço – Esforçado.

 

 

Lilia Restaurante
Rua do Senado, 45 – Sobrado
Lapa/Centro – Rio de Janeiro
De segunda à sábado, de 11h30 às 15h
Telefone: (21) 3852-5423

 

 

Não esqueçam de comentar e compartilhar nas redes sociais, isso faz uma grande diferença!

Até a próxima.

Meu email: [email protected]

Instagram: @pdsblog

Gostou deste post?

Que tal receber conteúdo como este diretamente em seu email?

Você pode gostar também

1 comentário

  1. Gostei muito do Lilia. A comida é muito boa e com ótimo custo. Como o cardápio é diário ainda fiquei com vontade de conhecer os pratos de cada dia. Com certeza pretendo voltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *