Muffin de Maçã

Era 2009 e eu estava em conflito sobre cursar ou não Gastronomia.

Resolvi fazer alguns cursos livres para desanuviar a mente, que andava cheia de conflitos profissionais. Depois de algumas pesquisas, resolvi fazer dois cursos, um de cozinha franco-brasileira e outro de confeitaria básica.

O curso cozinha de franco-brasileira era em Copacabana e as aulas eram dadas na casa de uma senhora chamada Gracia Wenna. Com sua bagagem de cozinhas internacionais e nacionais, passava suas receitas em sua cozinha, na qual não abria mão de que fossem no máximo cinco alunos, número considerado exato por ela para que cada um pudesse extrair ao máximo dos seus ensinamentos. Foi um período interessante e de grande importância na minha decisão.

O segundo, mas não menos importante, eu fiz no SENAC. Era um curso de confeitaria muito respeitado, por isso foi o escolhido. Funcionava assim: Em uma cozinha profissional, as aulas eram dadas por uma confeiteira com um excelente portfólio profissional. Marina Cianela tinha um método de ensinar excelente e dava dicas para os que gostariam de seguir a profissão. Ao término do curso, fiquei satisfeito com o que tinha aprendido e certo de que iria ter muito o que
aprender.

Uma das receitas que aprendi no curso de confeitaria foi o muffin. De tão boa que ela é, resolvi trazê-la para o blog.

Espero que gostem!

Muffins de Maçã

Ingredientes

2 xíc. (chá) de Farinha de trigo;
1 xíc. (chá) de açúcar;
1cs de fermento em pó;
1 cc de sal;
3/4 xíc.(chá) de leite;
1/4 xíc. (chá) de óleo;
2 ovos;
1cc de extrato de baunilha ou essência;
80g de manteiga derretida;
2 maçãs descascadas e cortadas em cubos.

Cobertura

1xíc.(chá) Açúcar mascavo
1/4 xíc.(chá) de farinha de trigo
Noz moscada a gosto
Canela a gosto
80g manteiga em cubos gelada

Modo de Preparo

Massa:

Aqueça o forno a 180 °C. Unte e enfarinhe 12 forminhas grandes para muffins (assadeira com diversas cavidades; se quiser, use forminhas de grandes de empadinhas) e reserve.

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Junte o leite, o óleo, os ovos a baunilha e a manteiga e, com um fouet ou colher de pau, misture até obter um creme liso.

Junte os cubinhos de maçã e misture novamente. Distribua a massa entre as forminhas preparadas e reserve.

Cobertura:

Em uma tigela média, misture o açúcar mascavo, a farinha, a noz moscada e a canela. Junte a manteiga e, com a ponta dos dedos, esfarele até obter uma farofa grossa.

Espalhe um pouco de farofa sobre cada muffin. Leve a assadeira ao forno e asse por aproximadamente 30min, até que os muffins estejam bem dourados e crescidos (enfie um palito no centro de um deles; se sair limpo estão prontos). Retire os muffins do forno e desenforme quando estiverem mornos.

Não esqueçam de comentar e compartilhar nas redes sociais, isso faz uma grande diferença!
Até a próxima.
Meu email: [email protected]
Instagram: @alanalvespds

Gostou deste post?

Que tal receber conteúdo como este diretamente em seu email?

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *