Teste PDS Ketchup

Recentemente tivemos uma ideia diferente para por no blog. Uma vez por mês faremos o que chamamos de “teste pds”, onde escolhemos um determinado produto e fazemos comparações entre variações dos mesmos com outras marcas. Ajudando assim a desmistificar se o preço influência na qualidade e etc.
Espero que gostem!
Se tem algo presente na maioria dos lanches é o ketchup, que é composto basicamente de molho de tomate, açúcar e vinagre.
Seja na mais simples barraquinha de lanche à lanchonete mais sofisticada sempre iremos encontra-lo. Na combinação de lanches como cachorro quente, hambúrguer, pizza, batata frita e onde onde sua imaginação lhe permitir (conheci gente que curtia em arroz).
Com isso resolvemos realizar um teste as cegas, escolhemos cinco marcas e sem que as pessoas soubessem qual marca estavam experimentando, entre marcas novas e as já conhecidas.  Pedimos ajuda dos universitários(rsrs), sim, toda a equipe pds ajudou. Os quesitos que pedimos que julgassem eram, cor, aroma, textura e o sabor.
E o resultado foi…que rufem os tambores:
As Cinco Marcas Escolhidas.
Heinz: A marca se destaca por não usar conservantes e em sua receita não usar ingredientes com nomes complexos e com função de substituir o sabor original dos alimentos. Forte aroma de açúcar mascavo.Em consideração a quantidade de sódio a marca fica em primeiro lugar 113 mg na porção.
Qualitá: a única marca escolhida com sabor picante, acabou ficando em segundo lugar. Forte sabor de alho e salsa. Contém diversos ingredientes além da tradicional receita além de realçador de sabor (glutamato monossódico). O sódio encontrado foi de 75 mg na porção, menor quantidade de todos.
Hellmann’s: A marca também conhecida do mercado acabou ficando em terceiro lugar. Sabor bem marcante de especiarias. Fica em segundo lugar na quantidade de sódio encontrada 112 mg na porção.
Casino: Marca nova no mercado,  sabor muito adocicado. A marca se destaca por não conter conservantes e utilizar vinagre de álcool ao invés do comum. A quantidade de sódio é baixa comparada aos outros. Sabor lembra mel.
Foi o com menos quantidade de sódio em sua porção, 84 mg.
Etti: Em último lugar ficou a marca com menos adjetivos positivos,  forte acidez e em sua composição contém o maior número de ingredientes desconhecidos tais como amido modificado genéticamente apartir Bacillus thuringiensis e/ou streptomyces viridochomogenes e/ou agrobacterium tumefasciens e/ou zea mays.
Sódio encontrado foi de 95mg na porção.
Nesse caso as marcas mais conhecidas saíram na frente, levando em conta que o ketchup picante foi um diferencial entre os outros, podemos considerar que Heinz e Hellmann’s são os destaques. Isso pode ser por 3 hipóteses: por que são realmente as melhores, ou, devido o paladar da maioria das pessoas estarem habituadas a essas marcas, que por estarem a mais tempo no mercado conseguiram entender o gosto do publico.
É isso, escolha a que você mais gosta e coma com algo bem gostoso.

Não esqueçam de comentar e compartilhar, isso faz uma grande diferença!
Até a próxima. 
Meu email é [email protected]

Gostou deste post?

Que tal receber conteúdo como este diretamente em seu email?

Você pode gostar também

2 Comentários

    1. Oi Brenda,
      Você não sabe o quanto fico feliz por saber que consegui ajudar no seu trabalho. Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de tudo em primeira mão.
      É bem vinda sempre que quiser entrar por aqui.
      Forte Abraço.
      Feliz 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *